MITOS E CONTOS DE FADAS – A LINGUAGEM DA ALMA

MITOS E CONTOS DE FADAS – A LINGUAGEM DA ALMA

 

As lendas, mitos e contos estão presentes em todas as culturas relatando heroínas, príncipes, deuses, seres sobrenaturais, vilões, vitórias e todo um enredo que conecta dois mundos: o dos seres humanos comuns com o mais elevado, o divino.

As metáforas e histórias épicas de guerras e reis, vitórias sobre gigantes e escadas ao céu, visões de luzes e anjos, também estão presentes em todos os livros sagrados, como a Bíblia, o Bhagavad Gita hindu e os Pitacas Budistas. Não por acaso Jesus, Budha e Krishna usaram muitas metáforas e parábolas para transmitir sua sabedoria.

E este não é um fenômeno antigo, com épicos religiosos, livros e histórias de crianças: vale lembrar que hoje os maiores sucessos do cinema trazem essas mesmas histórias que buscam identificar uma pessoa comum, como nós, a um desafio para conquistar algo grande que possibilite a vitória do bem sobre o mal. Harry-Potter, Senhor dos Anéis, Avatar, Frozen e Star Wars são apenas alguns exemplos disso.

Sejam blockbusters americanos, mitos gregos que dão linguagem à nossa moderna psicologia acadêmica, bardos e druidas com suas histórias celtas, xamãs astecas ou incas contando sua ancestralidade, ou mesmo os índios tupis-guaranis brasileiros com suas belíssimas lendas e histórias de criação, essas narrativas trazem ensinamentos de ética, organização social, justiça, vitória das virtudes sobre o mal, busca de espiritualidade, abrindo assim ao ser humano, desde criança, um mundo invisível, belo e, na maioria das vezes, real.

O fato é que, apesar de atualmente a maioria das pessoas depender de sua mente e intelecto para sobreviver profissionalmente, o ser humano tem necessidade de se emocionar, de se inspirar, de avivar sua imaginação, seus sonhos, sua busca de valores elevados. E os mitos e contos de fadas suprem esta necessidade humana de alimentar sua emoção e sua criatividade, sua devoção e sua busca pelo misterioso e pelo sutil.

Há estudiosos dos mitos e roteiros culturais e artísticos como Christopher Vogler e Joseph Campbell que descrevem até os estágios para uma boa história, como um roteiro para a saga do herói, incluindo chamado para a aventura, encontro como um mentor, tentações, provas e recompensas, culminando com a conquista do prêmio de vitória.

Jung, grande psicólogo suíço moderno, ensinou que do inconsciente coletivo, a camada mais profunda da mente humana, derivam os arquétipos ou padrões simbólicos universais.  Segundo o pai da psicologia do inconsciente, os mitos são uma das formas onde os arquétipos humanos se materializam.

Na Gnose chamamos de Iniciação o processo de auto-desenvolvimento espiritual humano. Como processo voluntário e estruturado, o caminho iniciático gnóstico passa pelo estudo e transformação profunda da psique, eliminando os desejos e apegos e exaltando as virtudes e aspirações superiores.

Para a Senda Iniciática Gnóstica o conhecimento e compreensão dos grandes Mitos e Contos de Fadas fornecem uma ferramenta essencial para a compreensão das mensagens que emanam do nosso Real Ser, da nossa Alma. Por isso podemos dizer que os Mitos e Símbolos são a Linguagem da Alma, e compreendê-los significa entender o que a alma quer.

Samael Aun Weor, Mestre Gnóstico contemporâneo, ensina a fórmula: a intuição é a apreensão pura das lições da alma, necessárias para o Sendeiro ao Divino. Para obter intuição é necessário subir os degraus da Imaginação (deleitar-se conscientemente com a beleza e ludicidade dos mitos e contos de fadas, por exemplo) e da Inspiração (aprender a contemplar a beleza da natureza, das pessoas e das histórias filosóficas e mitológicas, para avivar e nutrir as emoções superiores). Sintetiza o sábio gnóstico: “Imaginação, Inspiração e Intuição são os três caminhos obrigatórios da Iniciação”.

Portanto, caro leitor, da próxima vez que a vida lhe brindar a oportunidade de um livro ou filme, como o Rei Leão da Disney que vi recentemente, entregue-se à história, sorria, se emocione, observe tuas inquietudes internas: nessas histórias de heróis, vilões, maldades e virtudes, provas e vitórias, estão as pistas e o mapa do caminho para a vitória de tua própria alma, na busca da Paz, da Felicidade e de sua Missão no mundo.

 

                                                                                  Sérgio Geraldo Linke, engenheiro e instrutor de Gnose

O Estágio Atual da Humanidade

O Estágio Atual da Humanidade Nesta série de cinco artigos, analisaremos o Futuro da Humanidade, começando com o presente texto (1 – O Estágio Atual da Humanidade), o qual será

Leia mais »

Título

O que é GNOSE?

A Associação Gnóstica de Brasília – AGB é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. 

plugins premium WordPress