Aromaterapia Gnóstica: As 3 Dimensões de um Óleo Essencial e como Usá-las (Parte II)

AROMATERAPIA GNÓSTICA:
AS 3 DIMENSÕES DE UM ÓLEO ESSENCIAL E COMO USÁ-LAS (PARTE II)

Na 1ª parte deste artigo vimos a importância dos aromas para os seres, a história da aromatologia e descrevemos o que é um óleo essencial.
Agora abordaremos uma parte mais prática e aplicada das essências quintessenciais aromáticas. 

As três dimensões da Aromatologia Gnóstica
Na sabedoria gnóstica aprendemos a chamada Lei do Três, Triamazikamno em língua sagrada, que ordena as formas primordiais para criar tudo o que existe, por isso temos as trindades em todas as religiões (Pai-Filho-Espírito Santo, Brahma-Vishnu-Shiva, Yin-Yang-Tao etc) e até na física e na química, com suas forças de atração-repulsão-equilíbrio ou seus PHs ácido-básico-neutro.
Pois bem, a Aromatologia Gnóstica também pode ser vista como a manifestação odorífica completa dessa Lei Sagrada, constituindo assim as Três Dimensões Aromatológicas.
A primeira dessas dimensões é a (I) Bioquímica, ou seja, os efeitos que as substâncias químicas contidas no cheiro provocam em nosso sistema nervoso, em nosso cérebro. Um aroma provoca reações cerebrais no hipotálamo e no sistema límbico, levando à liberação de vários hormônios e neurotransmissores, os quais vão comandar nossas reações biológicas e psicológicas. Ou seja, os aromas são verdadeiros gatilhos químicos cerebrais e de comportamento. E o mais incrível: a maioria dessas reações é inconsciente, instintiva, não racional. Veja só, querido leitor, o poder dos aromas. Esta primeira dimensão é a mais usada na cosmética e na perfumaria atual, algumas vezes de forma antiética e até utilizando feromônios sintéticos para despertar reações subliminares.
A segunda dimensão aromatológica gnóstica é a (II) Memorial, Atávica, Arquetipal, aquela ligada às memórias, às inúmeras representações psíquicas contidas nos aromas, seu código ou simbologia cultural. O cheiro de bebê, do assado da vovó, do café passado pela manhã, do pão assando, da fruta pega no pé, do suor testemunha do dia de trabalho, do odor natural do ser amado, a flor ganha em carinho…só para citar alguns exemplos positivos. Ou cheiro do incêndio, do sangue do animal abatido, da carne podre, das pessoas que marcamos como ruins, para também fazer referência a exemplos olfativos que despertam memórias desagradáveis. Esta dimensão está ligada às profundas memórias de nossa psique, sejam elas conscientes ou não, por isso têm tanto poder arquetípico de influenciar diretamente nosso comportamento e saúde. Este segundo vetor da Aromatologia Metafísica já é muito menos utilizado, sendo a ele dada a atenção principalmente terapeutas que conhecem o poder dos aromas para harmonizar estados físicos e psíquicos.
Agora vamos ao terceiro fator ou dimensão da Aromatologia Mágica Gnóstica, aquele pouquíssimo conhecido e raramente utilizado. É um verdadeiro Segredo Alquímico. Ele engloba o acima citado poder da “alma” da planta, seu (III) Elemental ou energia inteligente, que algumas culturas chamam de anjo ou deva da planta. Esta energia inteligente só é colocada à nossa disposição mediante fórmulas muito específicas e exatas, que são estudadas, por exemplo, em excelentes livros de Magia Elemental, como as três monumentais obras “Plantas Mágicas”, de Paracelso, ou “Rosa Ígnea” e “Medicina Oculta”, de Samael Aun Weor.
Para usufruirmos de uma força da natureza, como o fogo ou a eletricidade, precisamos conhecer a tecnologia para utilizá-la. O mesmo ocorre com a magia dos elementais vegetais da natureza. Poucos conhecem, pouquíssimos sabem despertar e raríssimos operam adequadamente a Magia Elemental dentro das Leis Divinas.
Nossa experiência de 40 anos estudando e utilizando óleos essenciais nos permite afirmar que do poder de um aroma natural, cerca de 25% estão na Bioquímica, 25% na Memória Psicoativa e 50% na Força Elemental do vegetal. Por isso este artigo faz referência à Metafísica, à Alquimia e à Magia, justamente para englobar esta poderosa, desconhecida e tão subutilizada parcela da força dos óleos essenciais.
Neste ponto reverencio minha amada e inesquecível avó Adelaide, quando me ensinava na fria Curitiba da década de 1970: “antes de pegar o romã na árvore, lembre-se da beleza e bondade dele e reze a Deus para que permita colhê-lo… ”.
Sabedoria de avó que sempre apliquei !

Como usar os óleos essenciais
Fisicamente os óleos essenciais aromáticos vegetais podem agir por impressão odorífica (aroma), em contato com a pele (aplicação tópica, massagens, banhos) e por ingestão, sendo esta última recomendada somente em casos excepcionais e com muita orientação, pois há óleos tóxicos se ingeridos.
Metafisicamente a ação das quintessências vegetais ocorre nos planos sutis, etéreos, por emanações energéticas invisíveis, eletromagnéticas e quânticas, no mundo dos campos e das subpartículas atômicas. Hoje usamos esses termos físicos, mas essas forças invisíveis sempre foram referenciadas nas tradições como energias espirituais, força elemental ou dévica. Essas forças interagem, por ressonância harmonizante, justamente nas partes sutis de nosso corpo físico, nas contrapartes energéticas e metafísicas de nossa densidade corpórea.
Ao promoverem a impregnação da atmosfera com substâncias químicas e energias invisíveis que provocam tão boas reações, os óleos essenciais agem tanto nas pessoas individualmente quanto no ambiente como um todo, purificando e protegendo, energizando e harmonizando. Dessa forma as quintessências aromáticas entregam na proporção exata a substância e a energia que a pessoa/ambiente necessita.
Os extratos aromáticos essenciais podem ser utilizados em evaporadores elétricos ou a vela, em sprays, em incensos de vareta (impregnados na pasta inflamável), em varetas secas umedecidas num frasco, em sachês aromáticos, em travesseiros, aplicados na pele como perfume ou simplesmente a frasco-aberto, sendo seus efeitos rapidamente sentidos.
O grande segredo está em saber o que é necessário (o diagnóstico do ambiente/pessoa) e qual o extrato vegetal aplicável para harmonizar cada situação específica. Por isso a aromaterapia não é apenas ciência ou meramente arte, é necessário muito estudo, vivência, intuição e excelência na sua aplicação. Cabe o alerta: não basta ler um artigo de internet ou um livro superficial e ir aplicando. Aliás, fórmulas genéricas e fáceis podem, ao invés de ajudar, até desequilibrar ainda mais o ambiente ou a pessoa.
Numa etapa mais avançada, pode-se testar os Combinados ou Sinergias Aromáticas, misturando 2 ou mais óleos essenciais, inclusive com diferentes “pesos” ou proporções nas fórmulas. Esta é uma arte de balanço e equilíbrio entre as energias que os óleos proporcionam e o que o organismo da pessoa está precisando.
Por isso sempre recomendamos: estude, investigue e pratique em si mesmo… e sempre considerando as três dimensões da Aromatologia Holística.
E recorde: cada planta tem seu elemental ou anjo e ele é especializado em determinado elemento da natureza, em determinado raio de vibração.
Um verdadeiro aromaterapeuta se torna íntimo dos elementais dos óleos essenciais que ele utiliza.
Sempre use um óleo essencial aproveitando, com dignidade e veneração, sua parcela mais poderosa: a energia elemental.

Quatro presentes da natureza: um kit aromático básico e poderosíssimo
Conhecemos de nome e aroma centenas de óleos essenciais, temos uma aromoteca pessoal de dezenas deles e seguramente existem no mundo milhares de extratos vegetais para as mais variadas e incríveis aplicações. E seguramente há muito mais quintessências a serem descobertas, animando física e espiritualmente plantas maravilhosas que ainda estão ocultas sob o véu da natureza.
No entanto, para darmos também um caráter prático e motivacional a este artigo, indicamos abaixo quatro óleos essenciais. Selecionamos essas essências por sua simplicidade, custo acessível, facilidade de serem encontradas e principalmente por seu poder de ação.
Elas podem ser utilizadas diluindo óleo essencial puro em álcool de cereais ou em óleo de amêndoas na proporção de 10% (uma porção de óleo essencial para nove porções de álcool ou óleo de amêndoas), sempre guardadas ao abrigo da luz e do calor em frascos de vidro âmbar ou azul escuro (ou mesmo vidro branco devidamente encapado com etiquetas escuras opacas), para preservar as valiosas substâncias químicas que são altamente sensíveis e voláteis. A aplicação pode ser efetuada em pontos vitais do corpo (como a testa, o coração ou a pelve), apenas umedecendo o dedo e aplicando o elixir de óleo essencial.
Cabe sugerir que o leitor experimente o aroma real de um óleo essencial verdadeiro dos indicados abaixo. Muitos deles, por seu elevado e industrializado uso em produtos de limpeza e até alimentos e doces, têm suas versões sintéticas, já que produtos sintéticos são muito mais baratos. Dessa forma, ao olfato dedicado, o cheiro artificial na maioria das vezes nada tem a ver com o aroma natural.
Podemos tranquilamente afirmar que poucas pessoas conhecem realmente os 4 aromas naturais sugeridos abaixo. Comprove, você vai se surpreender com a harmonia, profundidade e beleza de um legítimo extrato vegetal de boa procedência.

MENTA
Essência do elemento alquímico terra. Poderosa na desintoxicação e revitalização do corpo físico, afastando o cansaço e a preguiça. Também é muito útil para nos focar nas questões da vida horizontal, como profissão, subsistência material, compromissos, casa, saúde do corpo físico. Pessoas que são muito “etéreas” e não dedicadas a compromissos materiais têm na menta uma poderosa ancoragem à terra.
Se há um desafio material a vencer, a Menta pode lhe ajudar !

OLÍBANO
Vibração alquímica de fogo, solar, o olíbano é uma resina de árvore que origina o incenso verdadeiro, o mais famoso dos eflúvios utilizados em templos e práticas espirituais. Tem enorme capacidade de purificar o ambiente com suas emanações ígneas suaves, além de iluminar as dimensões superiores, preparando a atmosfera sutil para atividades transcendentes. O olíbano promove o aumento da coragem, da vontade e da determinação, sendo muito recomendável quando precisamos tomar decisões difíceis e ter ação concreta. Age tanto no fogo espiritual quanto nos instintos ígneos e sexuais, harmonizando-os.
Se há metas espirituais a cumprir ou é necessário equilíbrio instintivo-sexual, o olíbano vai colaborar !

LAVANDA
O óleo essencial dessas belas flores de tom azul sintetiza as forças do ar, dos campos altos e frescos onde normalmente são cultivadas. Considero o óleo de lavanda o mais completo de todos, por ser o mais livre e fluente, como o ar. Se você somente puder comprar ou levar consigo um óleo apenas, que seja de lavanda. É o Rei dos óleos essenciais. Tem um poder enorme de equilibrar os pensamentos, harmonizar a mente e desenvolver o raciocínio e a memória. Também facilita o diálogo e a inteiração, promovendo relacionamentos saudáveis e mutuamente vantajosos.
Se há sede de aprender, de estudar e de ensinar, a Lavanda pode cooperar !  

ROSA
A rainha das flores tem a frequência da água, das emoções e do amor. Muito utilizada para problemas cardíacos, dos órgãos genitais e para equilíbrio hormonal, tanto em mulheres quanto em homens. Também é muito eficaz para elevar o amor romântico e espiritual, sem arrefecer o amor erótico e sexual. O óleo essencial de rosa age equilibrando as emoções, eliminando impressões sentimentais negativas (medo, raiva, inveja) e ressaltando as emoções positivas (generosidade, perdão, carinho), afastando a tristeza e o pessimismo.
Se há mágoas a vencer e muito amor para oferecer, a Rosa pode auxiliar !

Conclusão: Harmonia em Luz Condensada
Pois bem, caro leitor, queremos com estes dois artigos convidá-lo a se tornar um admirador e um estudioso dos óleos essenciais, com seu triplo poder de ação, concretizado nos registros das mais variadas tradições de todos os tempos.
A sábia e bondosa mãe natureza nos brindou com esses elixires de vida para que possamos harmonizar e nutrir nossa existência.
Os óleos vegetais são a mais elevada manifestação de um casamento perfeito: luz solar liquefeita com terra perfumada fluidificada.
Coloque Sol-Luz e Terra-Perfumada em sua vida, nutra com óleos essenciais seu corpo, sua alma e seu espírito.
Seja Feliz com Luz e Aroma !

Sergio Linke é engenheiro eletrônico, estudioso de aromaterapia e instrutor de gnose

O Estágio Atual da Humanidade

O Estágio Atual da Humanidade Nesta série de cinco artigos, analisaremos o Futuro da Humanidade, começando com o presente texto (1 – O Estágio Atual da Humanidade), o qual será

Leia mais »

Título

O que é GNOSE?

A Associação Gnóstica de Brasília – AGB é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. 

plugins premium WordPress