Futurologia Científica e Profecias Sérias: o que elas nos reservam

Futurologia Científica e Profecias Sérias: o que elas nos reservam

Nesta série de cinco artigos, estamos analisando o Futuro da Humanidade.
Em nosso primeiro artigo abordamos O Estágio Atual da Humanidade.
No presente texto (artigo 2) estudaremos a Ciência da Futurologia, as Fontes Proféticas e o que elas nos reservam.
Continuando nossa série, os próximos escritos abordarão (3) Ufologia Gnóstica: a Terceira Via dos Contatos Extraterrestres, na sequência (4) Como Será a Futura Idade de Ouro e finalizaremos com o artigo (5) A Conexão com o Logos Solar.
Nossa abordagem se harmonizará num tripé composto primeiro de informações reais (constatações científicas e dados das tradições, como veremos neste artigo). Segundo, pela análise não apocalíptica e não sectária (nada do tipo “o mundo vai acabar” e “a Gnose é a única salvação”). Nosso terceiro apoio: uma visão de futuro otimista, pois temos um mundo para transformar e melhorar, começando por nós mesmos.

FUTUROLOGIA – UMA CIÊNCIA MUITO ATUAL

A Futurologia não é algo místico ou revelado por tradições, mas sim uma ciência baseada em observações, estatísticas e tendências calculadas matematicamente. Como toda ciência de tendências, na Futurologia são previstas ocorrências futuras com base no cálculo da probabilidade que um fenômeno futuro ocorra seguindo (a) os comportamentos históricos, (b) a conformação atual de alguns parâmetros do fenômeno e (c) no caminho (viés) que o fenômeno tende a ocorrer.
Os objetivos específicos da Futurologia são variados, podendo ter como focos a degradação ambiental iminente, as mudanças nas relações sociais ou o desenvolvimento das organizações frente às mudanças tecnológicas. Ela engloba vários ramos das ciências sociais, exatas e biológicas, a depender do objetivo.
Com isso, muitas novas terminologias para a Futurologia têm sido utilizadas recentemente, como “futurismo”, “futurismo metodológico”, “cenários prospectivos”, “previsão estratégica”, “cenários futuros” e outros mais. Ela é muito utilizada por governos e empresas, antevendo por exemplo o perfil da população daqui a 30 anos, os padrões de renda e consumo nos próximos anos, as desigualdades sociais etc.
Um dos mais atuais exemplos da ciência futurológica é o alerta climático global, concretizado no Acordo de Paris em 2015, onde ficou clara a necessidade de reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura planetária a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais. Como exemplo da eficácia dessa ciência futurológica climática, temos vivenciado no mundo todo intensas e inéditas variações de clima, gerando secas severas e tempestades torrenciais, furacões, incêndios e nevascas terríveis, com enormes perdas humanas, patrimoniais e de produção.
Em nossos estudos gnósticos consideramos a Futurologia Científica como importante fonte, utilizando muitos saberes da Geologia, da Climatologia, da Ecologia, da Cosmologia, da Genética, da Antropologia, da Sociologia, da Mitologia e vários outros. Todas elas trazem importantes registros do passado e de tendências que nos ajudam a olhar para frente e a antever a probabilidade de acontecimentos futuros.

PROFECIAS – O QUE AS TRADIÇÕES PREVIRAM

Como a Gnose é ciência e também espiritualidade (religião), além da Futurologia Científica nos valeremos dos livros sagrados e das tradições religiosas de muitos povos, naqueles estudos que formam a chamada Escatologia.
A Escatologia é uma parte da teologia e da filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo.
Em muitas civilizações, o fim do mundo é um evento futuro profetizado em textos sagrados, em mitos ou em tradições e folclores.
Claro que muitas religiões usam a escatologia no sentido de profecias apocalípticas, para colocar medo em seus fiéis e aprisioná-los com sua “doutrina de salvação”.
Entretanto, dentro do leque escatológico mais filosófico, aquele que busca vislumbrar o destino das essências humanas, devemos considerar as chamadas Profecias, ou seja, aquelas previsões feitas por mulheres e homens abalizados pelas tradições como confiáveis, por seu alto valor ético e espiritual.
Para ilustrar o poder das profecias sérias de nos indicar as tendências da humanidade, veremos rapidamente a seguir, em poucas e essenciais linhas, algumas dessas profecias de fontes consistentes.
Melquisedeque: em seu famoso livro de 1924, “Bestas, Homens e Deuses”, o Dr. Ferdinand Ossendowski, um ilustre viajante, homem da ciência e escritor, narra as seguintes profecias reveladas em 1890 na região do Tibete/Mongólia por Melquisedeque, o Rei do Mundo, a Divindade Planetária da Terra, as quais ressaltam a crescente falta de espiritualidade no ser humano: “Cada dia mais os homens se esquecerão de suas almas e se ocuparão de seus corpos (…).  Haverá uma guerra terrível entre todos os povos (…). A fome, a doença, os crimes desconhecidos pelas leis (…). O vício, o crime, a destruição dos corpos e das almas imperarão sem freios. As famílias se dispersarão (…). Então surgirá um povo até agora desconhecido que, com punho forte, arrancará as más ervas da loucura e do vício e conduzirá os que permaneceram fiéis ao espírito do homem, à batalha contra o mal. Fundarão uma nova vida na Terra purificada pela morte das nações (…)”.
Jesus: no Evangelho de São Mateus vemos as profecias de Jesus, ressaltando que não há ano exato definido para um possível fim dos tempos: “E imediatamente após a tribulação daqueles dias, o Sol escurecerá e a Lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes do céu serão abalados (…). Mas ninguém sabe o dia e a hora, nem mesmo os anjos do céu, somente meu Pai (…). Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora virá o vosso Senhor…”.
São João Evangelista: o apóstolo mais jovem do Cristo, além de suas previsões muito conhecidas no livro do Apocalipse, assim se expressa num apócrifo, fazendo uma incrível descrição dos nossos dias atuais: “Quando os pássaros de aço puserem ovos de fogo; quando os homens dominarem o ar e atravessarem o fundo do mar (…); quando os homens estiverem divididos em nome de Cristo; quando a fome, a sede, a miséria, as doenças e os cemitérios substituírem as populações das cidades. Quando os irmãos de sangue se matarem e as criaturas adorarem a besta… Então terá chegado a hora”. Para os gnósticos, a “besta” não é uma criatura única, externa e isolada; ela é o próprio Anticristo Pessoal dentro de cada ser humano (o ego), constituído pelos seus egoísmos, desejos e maldades.
Nostradamus: o profeta francês do século XVI é outro famoso visionário do futuro, citado pelo mestre da gnose contemporânea Samael Aun Weor como “vidente extraordinário e insigne astrólogo”. As Centúrias de Nostradamus perfazem 1000 previsões, dentre elas algumas que se concretizaram com incrível exatidão, como a morte do Rei da França Henrique II (1559), a ascensão do Papa Sisto V (1585), os fatos que envolveram a Revolução Francesa e o Rei Luis XVI (1789), o aparecimento de Napoleão Bonaparte (1804), a loucura de Hitler e do Nazismo em 1939 (mesmo com antecedência de 400 anos, Nostradamus coloca até o nome do ditador – Hister, aproximando-se incrivelmente do nome real do monstro nazista).
Para o futuro, nas Centúrias de Nostradamus temos várias previsões como a 3ª Guerra Mundial, com a destruição completa de grandes cidades europeias (Roma e Paris, inclusive Londres assolada por um Tsunami). Mas o profeta francês também é otimista, colocando para os anos 2400 uma época em que “a humanidade se reencontra com a Luz e passa a viver sob os auspícios de uma nova era, de paz e prosperidade”.
Até aqui detalhamos as visões de quatro profetas homens, uma vez que a formação de nossa civilização ocidental é patriarcal, priorizando os registros masculinos na visão histórica.
Na Gnose, desde os tempos da Grécia antiga, consideramos que a mulher tem os mesmos direitos, deveres, capacidades e possibilidades espirituais que o homem, nem mais, nem menos.
Por isso, vamos abordar na sequência um assunto pouquíssimo divulgado: as fantásticas profetas mulheres, que tiveram a sensibilidade, a clarividência, a revelação e a coragem de se expressar em seu tempo, também tão opressor e terrível quanto hoje para o feminino.
As Sibilas Gregas: eram profetisas nos grandes Oráculos da terra de Homero e de Athena, onde davam consultas a reis, sacerdotes, sacerdotisas, sábios e filósofos. Dentre as 12 Sibilas proeminentes, a mais comentada é Cassandra, profetisa princesa de Troia, que previu com exatidão o que ocorreria se os troianos levassem o famoso cavalo de Troia para dentro das muralhas – a cidade foi arrasada pelos gregos. Uma sábia mulher que não foi ouvida e viu seu povo ser destruído pelo inimigo.
Miriam: irmã de Moisés e Aarão (célebres sábios e heróis hebreus), ficou famosa como profetisa ao liderar os filhos de Israel louvando ao Senhor depois de sua libertação do Egito (Êxodo 15:20). E contam as tradições que Miriam profetizava cantando, quando “todas as mulheres a seguiram, dançando e tocando os seus pequenos tambores”. Uma incrível mulher líder de seu povo e matriarca de uma nação.
Wei Huacun: outra sábia e visionária, agora na China do século III d.C. Nessa época as mulheres começaram a se tornar importantes no taoismo organizado. A Escola Shangqing reconheceu Wei Huacun como sua fundadora. As mulheres nessa escola taoísta transmitiam escrituras, profetizavam, ensinavam métodos e serviam como sacerdotisas iniciadoras. A profetisa chinesa taoísta é uma verdadeira imortal (sábia venerável). Contam as tradições que ela alcançou o Tao (iluminação, fusão com Deus) no Monte Heng, que na época era um centro altamente ativo de práticas budistas e taoístas. Depois disso, ela se tornou adorada em um importante culto que se tornou proeminente entre as mulheres taoístas e se espalhou por toda a China.
Hildegard Von Bingen: a sábia alemã do século XII talvez seja um dos maiores expoentes da genialidade humana, tanto entre homens quanto entre mulheres. É difícil citar Hildegard sem enumerar alguns de seus incríveis atributos: abadessa, líder espiritual, profetisa, reformadora, defensora da igualdade entre homens e mulheres, autoridade clerical, consultora de reis e papas, a primeira pregadora cristã itinerante mulher, bióloga, fitoterapeuta, musicoterapeuta (receitava música a seus pacientes), arteterapeuta (ensinava e curava com o teatro), gemoterapeuta (valia-se de cristais para tratamento de diversos distúrbios físicos e psíquicos), nutricionista que usava magia luminosa. É uma das doutoras da Igreja Romana (altíssimo título dedicado a poucas pessoas), tendo escrito vários livros e viajado muito para ensinar.
Hildegard é conhecida nada mais, nada menos, como a Sibila do Reno. Em uma de suas visões mais famosas (no livro “Liber Divinorum Operum”) ela descreve e detalha a divisão do mundo em 5 partes, com dimensões e qualidades distintas, a qual relaciona às quatro direções da Terra no âmbito macrocósmico (norte, sul, leste, oeste e centro) e aos 5 sentidos do ser humano (no âmbito microcósmico), nos quais destaca a abadessa que estaria a força para buscar a virtude e afastar-se do erro.
Como estudamos na Gnose, Hildegard também ressalta o livre-arbítrio do ser humano e sua inclinação às virtudes ou aos pecados (egos) para dar seu merecimento (karma/darma), levando assim ao julgamento da humanidade como um todo. Ou seja, são congruentes as visões gnóstica e de Hildegard, no sentido de que nosso nível de consciência (exercício das virtudes) determina não só nosso futuro individual, mas também o porvir da humanidade como um todo.
O Calendário Maia, o Katun 13 e o Ano de 2043: escreve Samael Aun Weor, grande filósofo gnóstico moderno que “Os Maias eram e são considerados como ‘os Mestres do Tempo’, sabiam do passado, do presente e do futuro, pois manipulavam os Estados de Jinas (mergulhar o corpo físico nas dimensões superiores do espaço) e assim lhes eram franqueadas as vastas regiões da natureza (…)”.
No livro sagrado dos maias, o Chilam Balam, há, entre outras profecias, uma que se refere à nossa civilização e ao famoso Katun 13, no ano de 2043: ‘Terminará com um grande cataclismo (…). O Sol se revolverá, o rosto da Lua se convulsionará; o sangue escorrerá pelas árvores e pedras; os céus e a terra arderão (…). filhos de ruins e perversos, cúmulo de nossa perdição e vergonha (…). Será a origem da morte pelo sangue ruim; sairá a Lua, entrará a Lua cheia, fluirá o sangue inteiro. Os astros bons também brilharão sua bondade sobre os vivos e sobre os mortos’.
O livro profético maia faz referência à degeneração da humanidade pela maldade, pela lascívia e pelo mau uso da sagrada energia sexual. Portanto, o ano de 2043 é um marco sim de transição de Katuns (cada Katun maia dura cerca de 20 anos comuns dos nossos – de 365 dias). Entretanto, como vimos anteriormente e como Samael afirmou ressoando com Jesus, o dia e a hora da catástrofe “somente sabe o Pai que está em segredo”. Com isso, podemos entender que a purificação planetária pode ser adiantada ou postergada, dependendo de nossas ações e das condições espirituais da humanidade.
Após conhecer a Futurologia Científica e tantas Fontes Proféticas sérias, nosso leitor poderá estar num misto de ceticismo e de receio, pensando “isso tudo é discurso apocalíptico, não vai acontecer, o mundo vai bem” ou, ao contrário, “realmente a coisa para esta humanidade não está boa, é necessário uma purificação – o que faço agora ?”.
A serenidade e a sabedoria gnósticas nos dão as respostas: como vimos em nosso primeiro artigo, realmente a situação da humanidade não é boa e a tendência é de piorar, uma vez que a tecnologia avança e os valores humanos (virtudes) não acompanham, faltando a necessária consciência aos seres humanos. Estamos adquirindo cada vez mais PODER tecnológico sem desenvolver o necessário SABER das leis divinas.
Por outro lado, se for necessário livrar o planeta Terra da praga do egoísmo inconsequente humano, a purificação planetária a ser feita pela Divindade (o “meu Pai” citado por Jesus) é flexível, podendo ser adiantada ou postergada conforme o trabalho de evolução espiritual dos seres humanos como um todo.
Conclusões: a humanidade não está bem, todas as fontes futurológicas e proféticas apontam para a necessidade de grandes transformações planetárias (catástrofes) e só temos duas soluções, ambas passando pelo desenvolvimento da Sabedoria em nós (a Gnose): (1ª) nutrir virtudes e evoluir individualmente, trabalhando diária e ativamente no despertar da consciência e no auxílio caridoso a todos os seres (estes são os principais objetivos do Gnosticismo); (2ª) trabalharmos incessantemente para elevar o nível de consciência da humanidade, divulgando o bem e ensinando práticas vivenciais de espiritualismo sério, na esperança de que o Governo Oculto do mundo considere esta evolução da humanidade nas suas decisões tão bem aludidas por Jesus com a sábia frase “o dia e a hora do fim dos tempos só sabe o Pai que está em segredo”.
Portanto, caro leitor, a Gnose é otimista e lhe convida a participar ativamente desses dois floridos caminhos: transforme a si mesmo e ajude a humanidade a despertar suas virtudes divinas !
Você nunca estará sozinho nesta jornada…

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor de Gnose em Fortaleza, Ceará, Brasil

Entre a Festa Junina e a Tradição Celta: Um convite ao Eixo Cósmico através da ancestral Dança do Mastro

Entre a Festa Junina e a Tradição Celta: Um convite ao Eixo Cósmico através da ancestral Dança do Mastro A Dança do Mastro, presente nos antigos festivais celtas como Beltaine, representa muito mais do que uma simples celebração da primavera. Ela é uma chave arquetípica que expressa a união dos opostos, a circulação da energia vital e o reencontro com o eixo central do Ser. O maypole, termo inglês que designa esse mastro decorado com fitas coloridas e flores, ao redor do qual se dança na tradicional festa de maio em várias culturas europeias, é um símbolo vivo dessa conexão sagrada entre o céu e a terra. Sua dança entrelaçada remete ao movimento harmonioso das forças opostas que, em equilíbrio, sustentam a vida e o cosmos. O mastro central representa o axis mundi, o “eixo do mundo”, uma imagem simbólica comum a muitas tradições espirituais, como a Árvore da Vida, o Monte Meru (símbolo sagrado e cósmico presente em várias tradições espirituais do Oriente, especialmente no hinduísmo, budismo e jainismo), a coluna vertebral alquímica ou a árvore Yggdrasil da mitologia nórdica. Ele simboliza a ligação entre o Céu e a Terra, entre o divino e o humano. Nós, enquanto microcosmo que espelha o macrocosmo, trazemos esse mastro sagrado simbolicamente em nossa própria coluna vertebral. É por meio dela que mantemos viva a conexão entre Terra e Céu, entre o mundo material e o espiritual, entre o denso e o sutil. Esse eixo interno é a via de ascensão da Kundalini, nossa Energia Sagrada, sem a qual não há vida verdadeira nem propósito de existência. As fitas coloridas amarradas no topo do mastro são como cordões umbilicais, pelos quais o ser humano está conectado ao universo. Conectado à fita, o participante representa suas forças interiores: pensamentos, emoções, instintos, desejos, memórias; aspectos que, quando vividos sem ordem, tornam-se caóticos. Mas, ao dançarmos em torno do mastro com presença (auto-recordação) e intenção, entrelaçamos essas forças em torno do eixo divino, harmonizando-as. Na medida em que os dançarinos giram em sentidos opostos, como o masculino e o feminino, o ativo e o receptivo, o yang e o yin, eles não apenas representam a dualidade da Criação, mas também se cruzam em padrões que tecem a teia da vida, a Roda de Samsara ou o caracol da existência da tradição nahuatl. “Samsara” é uma palavra em sânscrito que significa “fluir juntamente”, “perambular” ou “ciclo contínuo”. Refere-se ao movimento cíclico da existência, em que as almas encarnam repetidamente, movidas pelo karma (causa e efeito). Assim, na dança, cada cruzamento evoca os fios invisíveis que nos conectam ao passado, às experiências de outras vidas, às repetições cármicas e recorrências emocionais que precisam ser reconhecidas e transcendidas. Dançar assim é mover-se com consciência sobre o palco do destino, observando os ciclos que se repetem e escolhendo, em meio a eles, o caminho da libertação. Durante a celebração, é comum que o mastro seja ricamente ornamentado com flores, fitas e folhagens, símbolos vivos da fertilidade da Terra e da abundância que brota da união harmônica entre Céu e Natureza. As flores representam a manifestação visível da alma da planta, expressão do sagrado nos reinos elementais, e são, por isso, oferecidas como embelezamento e honra ao Eixo Divino da criação. Os dançarinos também se enfeitam com coroas ou guirlandas florais, carregando consigo o perfume da vida, a delicadeza da alma e a alegria do florescer interior. Mas, além de sua beleza, as flores evocam algo ainda mais profundo: são o símbolo das virtudes espirituais que o ser humano precisa reconquistar por meio do despertar da Consciência, do esforço e da depuração interior. Assim como os antigos nahuatls celebravam a guerra florida, luta sagrada em que o guerreiro enfrentava a si mesmo para fazer brotar as flores da alma, nesta dança, cada flor se torna sinal de uma qualidade resgatada: a pureza, a humildade, a coragem, o amor. Ao adornar o corpo com flores, o dançarino transforma-se em sua formação original, sua essência primitiva e pura, com os adornos da alma que vai reconquistando na jornada de retorno às origens divinas de seu ser. Essa prática ancestral é, portanto, um rito de integração. Cada passo consciente, cada gesto de entrelaçar e desenlaçar, torna-se um movimento de cura. É como se, ao dançarmos, invocássemos a Mãe Divina para nos ajudar a alinhar nossos mundos interiores. Como em tantas tradições espirituais, do giro dervixe ao caminhar meditativo zen, das danças circulares sagradas à psicologia gnóstica, o corpo em movimento torna-se oração. Portanto, quando essa dança é feita com devoção, ela se transforma num ato mágico: uma expressão viva do caminho espiritual, o retorno ao centro, à harmonia, ao Ser. Anualmente, em nossas comemorações de festa junina ou julina, a Associação Gnóstica de Brasília recebe seus alunos e a comunidade próxima, ocasião em que realizamos a Dança do Mastro, que é sempre muito alegre e festiva. Convidamos você a viver essa dança conosco: Não apenas com os pés, mas com a alma!!! Nosso verdadeiro chamado vai além do círculo festivo. A dança continua dentro de nós, todos os dias, nos ciclos da existência, nas escolhas, nos desafios, nas relações. Por isso, na Associação Gnóstica de Brasília, oferecemos o Curso de Gnose: uma jornada viva de autoconhecimento e transformação, com práticas e ensinamentos que nos ajudam a dançar a vida com Consciência, a harmonizar mente, emoção e ação em torno do nosso eixo interior, e a trilhar um caminho real de retorno ao Ser. Se essa dança ressoa em seu coração, venha conhecer nosso trabalho. Participe conosco e descubra, passo a passo, o sentido mais profundo de existir! (Alessandra Espineli Sant’Anna é instrutora gnóstica e facilitadora de vivências espirituais na Associação Gnóstica de Brasília, onde compartilha caminhos de autoconhecimento e reconexão com o Sagrado.)

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O Tesouro dos Tesouros

O Tesouro dos Tesouros Creio no sagrado do amor,Na força capaz de tudo e todos transformar. Amar exige coragemNum mundo que foge dos sentimentos,Que embaça os espelhos,Que sufoca a almaEm torno de carências,Vaidades e apegos…Torpes medosDo sentimento vividoEm segredo. O que é mais real acaba por se abafarPor ilusórias métricas,Ambições, aparências,Que silenciosamente esmagamO tesouro dos tesouros,A luz das luzes… Que nunca se apagam…Mas talvez,Também nunca renasçam. Pois como todo tesouro necessita ser preservado, polidoE na senda Servido. Alessandra Espineli (poetisa e instrutora gnostica)

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Pai-Mãe Divino – Oração Pai Nosso (parte 3)

A Oração do Pai Nosso: “a busca de uma profunda amizade com quem sabemos que nos ama” (**) Na parte 1 deste artigo que trata dos Mistérios do Pai-Mãe Divino, abordamos a beleza da unicidade da criação, manifestando-se de forma complementar e cooperativa em seus lindos aspectos masculino e feminino. Na parte 2 estudamos as 7 Funções Sagradas do Eterno Masculino e do Eterno Feminino de Deus, vendo estas manifestações nas ações divinas concretas em nossas vidas. E finalizando essa “trilogia”, elaboramos esse artigo para orientação de Meditação Mística Gnóstica, onde cada frase deve ser refletida, meditada, pois foi inspirado e desenvolvido com base nos livros dos Mestres Samael Aun Weor, especialmente no Livro Catecismo Gnóstico (trecho marcado com * no texto),  na obra de Teresa D’Avila, em especial no  livro Caminho de Perfeição (marcado com **), na obra de João da Cruz, nos ensinamentos de Jesus, em especial no Sermão da Montanha (marcado com ***), assim como de todos os demais seres iluminados que nos ajudam constantemente a trilhar o caminho da Iniciação. Continuemos, portanto, nossa jornada, onde veremos um maravilhoso método de Conexão com o Pai, ensinado por Jesus e conhecido como a Oração do Pai Nosso. Antes de iniciar sua vida pública, Yeshua Ben Pandirá (Jesus) passou 40 dias de silêncio e meditação no deserto, marcando as colinas de Kurum Hattin (próximas ao lago de Genezaré), com sua primeira mensagem divina. Foi nesse lugar onde Ele proferiu o que conhecemos hoje como “o Sermão da Montanha”. Todo esse belíssimo texto pode ser encontrado no evangelho de Matheus capítulos 5 a 7. O texto é composto de ensinamentos esotéricos profundos, apesar de ter sido proferido em campo aberto a todos que lá estavam. O Sermão da Montanha, para ser compreendido, deve ser meditado, deve ser lido com a alma, para que assim possamos ouvir o nosso Sermão da Montanha Interno, que há de ser proferido pelo nosso Cristo Íntimo. Ele é integralmente espiritual e cósmico; não é uma teoria que devamos crer, mas sim uma realidade que devemos “Ser”. Diz Uberto Rohden: “Nele se encontram o oriente e o ocidente, o brahamanismo e o cristianismo e a alma de todas as grandes religiões da humanidade por que é a síntese da mística e da ética, que ultrapassa todas as filosofias e teogonias meramente humanas”. É no evangelho de Matheus (capítulo 6) onde o Salvador nos ensina como podemos nos comunicar e conectar com o nosso Pai Interno, e com o Pai de nosso Pai, ditando a primeira Oração da era cristã: O Pai Nosso! Essa oração é um verdadeiro tesouro capaz de nos elevar ao mais profundo êxtase se pronunciada com devoção e profundo Amor. Façamos então consciência de sua dádiva para usufruir dos dons que ela nos proporciona, nos recolhendo internamente, libertos das amarras do mundo e seguindo as orientações de Yeshua Bem Pandira, quando diz: Quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará. (**) Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes mesmo de pedirdes. (**) E fala assim…. PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS SANTIFICADO SEJA O TEU NOME VENHA A NÓS O TEU REINO SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE Porque tu és o doador de todos os bens meu Senhor! (**). PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DE TODO MAL, AMÉM Heloisa Pereira Menezes é nutricionista, profissional de logística do mercado financeiroe instrutora de Gnose da Associação Gnóstica de Fortaleza, março de 2025

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Pai-Mãe Divino – suas Funções Sagradas (parte 2)

PAI-MÃE DIVINO – SUAS FUNÇÕES SAGRADAS (PARTE 2) Na parte 1 deste artigo que trata dos Mistérios do Pai-Mãe Divino, abordamos a beleza da unicidade da manifestação da criação, manifestando-se de forma complementar e cooperativa em seus lindos aspectos masculino e feminino, estendendo-se pela esfera da criação desde o cosmos sideral até o microcosmo humano. Continuando nossa jornada na construção de uma sagrada interação amorosa, real e criadora, vejamos agora as Funções do ETERNO MASCULINO DE DEUS e do ETERNO FEMININO DE DEUS. Todos esses aspectos (masculino e feminino) agem no mundo em todos os cosmos (ordens ou dimensões do universo), e podem se expressar através de 7 funções sagradas. Assim como as funções do Eterno Feminino de Deus (EFD) estão ligadas à nutrição, à interiorização, à força centrípeta (para dentro), as funções do Eterno Masculino de Deus (EMD) estão ligadas à expansão, ao movimento exterior, à irradiação ou às forças centrifugas, que se expandem, as forças emissoras do universo (a Respiração de Brahama). Vamos então agora entrar na barca do conhecimento e navegar pelas 7 funções sagradas do Eterno Feminino e Masculino de Deus para poder vislumbrar no horizonte de nossa existência, a terra firme da Sabedoria. 1- GERAR Vamos imaginar os primeiros instantes da maravilha da criação do universo.O instante inicial onde nada existia: somente o “Deus desconhecido”, denominado também como Agnosthosteos, Aquele que encerra todo o poder, toda luz, toda escuridão, tudo que foi, é e será.É o PAI-MÃE – o Imanifestado.Nesse momento surge então a primeira grande lei do universo que é a vontade de Deus de crear. É nesse instante que esse Creador se divide em PAI E MÃE.A Mãe é a matéria primordial, o substrato, a atração para amalgamar; já o Pai é a energia primordial, o movimento, a expansão para disseminar.E o amor que os une é o Espírito Santo Cósmico , o amor do Filho, do Cristo, da vida, da união. Aquele que une, que constroi.Nessa conjunção perfeita do Pai Cósmico, da Mãe Cósmica e do Espírito Santo Cósmico é que  o grande Pai e  Mãe exercem sua 1ª função sagrada: GERAR Gerar a vida no útero de sua amada, e assim crear tudo o que há no universo: os mundos, sóis, planetas… É aí que se encontra a essencia da Lei da Criação, a Lei do 3 , o gnóstico Triamazikamno – que significa, o três criando através do amor. Por correspondência no ser humano, assim como o óvulo na mulher aguarda a chegada do espermatozoide para que a geração se efetue, o EFD, a mãe Terra, a mãe planeta, aguarda os raios do Pai Sol para que a vida seja gerada em seu ventre (a Terra).É lindo imaginar que no plano macrocósmico a função de gerar do EMD implica em irradiação, em movimento, em busca para encontrar o óvulo, encontrar a Terra (e a terra) para que os raios do sol possam penetrá-la. Ele só cria se encontrá-La; Ela só cria se encontrá-Lo. E a Vontade de Deus é justamente permitir que isso aconteça : “o beijo de amor creador”. Um exemplo prático desse amor pode ser constatado na fotossíntese que é o processo que transforma a energia luminosa do Sol em energia química, transmutando elementos e produzindo oxigênio e açúcares. Nós Seres Humanos e a maioria dos outros seres de nosso planeta somos totalmente dependentes desse ato de amor! Ao PAI compete buscar, ir além, movimentar, buscar alimento. E é por isso que temos sempre ligado ao homem o arquétipo da caça, o arquétipo de “sair de casa” para buscar o alimento; e o arquétipo de “ficar em casa”, no lar, sempre ligada à mulher, cuja função de nutriz é aguardar o alimento que deve ser trazido pelo macho para assim poder prepará-lo e distribuir à família, ao grupo de seres abrigados pelo lar, seja ele uma casa num bairro simples, uma mansão milionária, a cidade em que moramos, nosso próprio planeta ou todo o Universo com seus bilhões de galáxias. Claro que são exemplos da natureza como um todo e que se adaptam conforme os costumes etc. Mas queiramos ou não, gostemos ou não, são responsabilidades Universais que temos que assumir perante as Leis e administrar. Isso não significa que, no âmbito humano, a mulher não possa estender suas funções e o homem não deva ampliar seus deveres. 2- GESTAR e SUSTENTAR         Ao gerar, todo pai sabe que cabe a ele sustentar seu rebento, seu filho. Portanto, assim como em sua 2ª função a Mãe Divina gesta, ou seja, prepara sua cria no seu ventre, o Pai Divino tem como 2ª função sustentar sua família, sua prole. Trazer o alimento, trazer a luz do Sol, aquecer, trazer aquilo que a Mãe precisa para gestar. Apesar da vida se desenrolar no ventre da Mãe, é o Pai, no seu sagrado ofício, quem trabalha constantemente para que a vida de seu filho seja provida de alimento físico e espiritual. A luz do Sol busca a Terra, a penetra, permitindo tanto o início da vida como o sustentar de toda vida. Eis aí o grande segredo da transubstanciação, da eucaristia onde o Pai Sol impregnando com sua energia sagrada o trigo e a uva, sustenta seus filhos no caminho espiritual. Esta é a Liturgia da Vida, a qual, no âmbito das comunidades humanas, pode ser despertada mediante a sábia operação da magia gnóstica. Essa luz do Pai é o sustento energético, sem o qual nenhuma vida existe, pois, essa é a luz da vida que permite a realização dos processos bioquímicos e fisiológicos em todo ser e que vão ser processados pela Mãe na sua função de gestar. Da mesma forma é Ele quem alimenta, quem sustenta os nossos processos espirituais sagrados que serão imprescindíveis para nosso crescimento interno. PAI e MÃE são a unidade múltipla e perfeita, são o 2 em 1 e o 1 em 2 (Duo in Uno – Uno em Nihilo). Um não existe sem o outro. Eles coexistem em perfeição. Esse é o casal divino!

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Pai-Mãe Divino – os Mistérios do Uno (parte 1)

PAI-MÃE DIVINO – OS MISTÉRIOS DO UNO (PARTE 1) A grande maioria das pessoas que compõem nossa civilização ocidental, muito provavelmente tiveram uma formação religiosa onde “Deus” é visto como um ser antropomórfico, autoritário, vingativo e claro, masculino.Isso é um reflexo de séculos e séculos de uma conduta equivocada e deliberada, tanto da sociedade como de todas as estruturas filosóficas, religiosas e sociais vigentes, nos diversos momentos de nosso passado.Na Gnose sabemos que Deus é Pai e é Mãe, e que um não existe sem o outro.O mestre gnóstico Samael Aun Weor nos ensina que os movimentos mecânicos, tanto dos indivíduos quanto da sociedade, são regidos por uma lei chamada de A Lei do Pêndulo, onde em um momento estamos num extremo e logo depois nos colocamos no ponto antagônico a ele (no extremo oposto).Portanto, da mesma forma que no passado, durante muito tempo, nos dedicamos a um “Deus Pai”, agora corremos o risco de nos direcionarmos, ou melhor, nos identificarmos e valorizarmos somente um “Deus Mãe” (como vemos hoje em muitos grupos equivocados, onde o homem, o elemento masculino, é retirado e somente a mulher é valorizada e aceita).Deus é unidade, não se divide.Deus se manifesta isso sim, em diversos aspectos, dentre os quais alguns são de responsabilidade da Deusa-Mãe e outros do Deus-Pai. Simplesmente uma questão de ordem.Assim que, em tudo que fazemos, pensamos, projetamos etc., devemos buscar o equilíbrio, o fiel da balança, como forma de manifestar as duas forças dessa unidade múltipla e perfeita.Falar da Mãe é também falar do Pai.Todos os aspectos e funções de cada um deles são complementos perfeitos um do outro.Enquanto não tivermos isso profundamente arraigado e compreendido, sofreremos de uma sociedade abusiva, intolerante e irracional.E como nos aproximar desses aspectos divinos? A resposta se encontra na reflexão de outra questão: Como agimos quando queremos fazer amizade com alguém?Começamos por nos aproximar dessa pessoa, prestar mais atenção nela, nos interessar por seus hábitos, seus gostos, suas atitudes, seus valores etc.Inicialmente buscamos de forma inconsciente uma complementação, ou um exemplo para nos espelhar e nos ajudar a caminhar, seja qual for o caminho, e se essas características forem adequadas às nossas expectativas, nossa admiração aumentará.  Então tudo o que essa pessoa fizer ou pensar será importante para nós.Começamos depois a trocar ideias, opiniões, conselhos, e nessa troca constante e amigável nascerá uma amizade.Da mesma forma será com a nossa Mãe Divina e com nosso Pai Interno.Comecemos por nos aproximarmos deles (reaproximarmos) através da atenção constante em suas manifestações. Estudá-los em todos os seus aspectos e funções. Ver sua ação na realidade do mundo que nos cerca, interna e externamente. Buscá-los dentro de nós com palavras simples, mas sinceras. Confiar na graça divina de que seremos ouvidos e atendidos no melhor para todos nós.Aos poucos, os ouvidos do nosso coração irão se abrindo, e seremos capazes de ouvir a Sua Voz Suave e silenciosa em absolutamente tudo.Para Teresa D’Avila isso se chamava “oração”, que nada mais é do que construir uma intimidade, uma amizade sincera e profunda com Aquele ou Aquela que sabemos que nos amam.É assim que nos aproximamos de Nossos Pai-Mãe Internos. É assim que mais além de conhecê-los, iremos vivenciá-los.Que tal então iniciar isso agora mesmo, lendo e refletindo sobre seus aspectos e funções? Vamos lá…. Para começar, vamos relembrar os Aspectos da Mãe Divina, do Eterno Feminino de Deus, e assim ampliar nossa compreensão do TODO DIVINO PAI-MÃE, que são expressões que transcendem formas religiosas ou meras opiniões. Por simples correspondência às Leis do Universo, é no feminino (mulher na representação humana) onde se inicia todo processo de vida, da formação de um novo ser. Ela gera, gesta, dá à luz ao rebento, alimenta-o, cuida, educa etc. Por isso o 1º aspecto da Grande Mãe é a Mãe Cósmica, aquela que gera e gesta seus filhos (sóis, planetas, mundos etc.). Aquela que através da sua matéria primordial forma tudo o que há em seu ventre profundo. A Grande noite Cósmica. Ela também cria a gravidade e por isso, tudo vai se especializando, se afunilando, se particularizando, para cuidar de seus filhos de maneira mais atenta. Então vemos surgir seu 2º aspecto, a Mãe Natureza. Natureza não só do planeta Terra, mas de todos os seus filhos. Cada um a tem perto de si, cuidando em suas especificidades e necessidades. E esse cuidado vai se fortalecendo ao se desdobrar como 3º aspecto: a Mãe Particular (de cada SER); e no 4º aspecto: a Maga Elemental, que cuida de nossa fisiologia e por fim no 5º aspecto: a Mãe Morte, Senhora de todas as transformações. Se por um lado temos uma Mãe Divina Cósmica, que representa a gravidade, a matéria, a Mater (mãe) do universo, por outro lado temos um Pai Cósmico que representa toda a expansão do universo, a irradiação, a energia do universo. Se temos uma Mãe Divina da Terra que é a Mãe Natureza, temos um Pai Divino do céu, o Pai Sol, o Pai da luz, o Pai irradiador que tudo nutre. Ele é o fogo do céu penetrante e quente, e a Mãe Divina é a água do planeta – dúctil, receptiva e adaptativa. Se temos uma Mãe Divina Interna uma Mãe Cósmica Particular, que nos acompanhada de instante a instante e que é nossa confidente e amiga, também temos nosso Pai Interno, um Pai Cósmico Particular que nos inspira e que é nosso herói Divino. Se temos uma Mãe Morte , a grande transformadora que se expressa e age em todos os cosmos e mundos, que nos acompanha internamente nos processos pós morte, temos  também Nosso Pai Morte, que sempre acompanha a grande Mãe Morte; Ele é nosso kaon interior (o acompanhamento da lei divina dentro de nós, um aspecto de nossa consciência), que representa a lei dentro de nós, que representa os lipikas que registram nossos atos e que nos julga internamente nos tribunais do karma, e nos orienta nos processos de retorno; Ele é também aquele que nos dá o Donun Dei, a

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Biomúsica e Terapia das Imagens: A Harmonia da Música e dos Símbolos na Transformação Interior

Biomúsica e Terapia das Imagens: A Harmonia da Música e dos Símbolos na Transformação Interior A Biomúsica e a Terapia das Imagens são abordagens terapêuticas inovadoras que integram música, imaginação e simbolismo para promover equilíbrio emocional e paz interior. A música, há milênios, é reconhecida como uma ferramenta de cura, capaz de despertar emoções profundas e transformar estados internos. Quando associada à visualização guiada e à exploração de imagens simbólicas, torna-se um poderoso meio de acessar o inconsciente, dissolver bloqueios e estimular a renovação interior. A Biomúsica tem suas raízes nas tradições ancestrais que usavam ritmos, cantos e instrumentos para induzir estados alterados de consciência e promover curas espirituais. No século XX, essa prática foi sistematizada como um método terapêutico que estimula a expressão emocional, melhora a saúde mental e fortalece o vínculo entre corpo e mente. Já a Terapia das Imagens se baseia no estudo do inconsciente coletivo, conforme proposto por Carl Jung, e no uso de arquétipos e símbolos para ressignificar experiências e integrar aspectos ocultos da psique. Na tradição gnóstica, Samael Aun Weor enfatizou o poder da arte como um dos pilares do desenvolvimento espiritual. Ele ensinou que a música superior e os símbolos arquetípicos podem atuar como portais para a transformação interior, permitindo que o buscador acesse estados elevados de consciência e compreenda realidades ocultas. Através da música e das imagens, é possível entrar em sintonia com forças superiores e receber inspiração direta do mundo espiritual, como acontece nos grandes mitos e nas visões dos iniciados. Os benefícios dessas abordagens são vastos: redução do estresse e da ansiedade, ampliação da criatividade, maior clareza mental e aprofundamento da percepção simbólica. Além disso, ao trabalhar com a linguagem dos sons e das imagens, a Biomúsica e a Terapia das Imagens auxiliam no desenvolvimento de uma consciência mais desperta e na superação de padrões limitantes, permitindo uma transformação genuína. O Workshop de Biomúsica e Terapia das Imagens da Associação Gnóstica de Brasília integra esses elementos, proporcionando uma vivência alinhada ao caminho gnóstico. Para Samael Aun Weor, os mitos e os sonhos contêm chaves fundamentais para a autorrealização, e a arte verdadeira deve servir ao despertar da consciência. Através da música, despertamos estados superiores de percepção, e por meio das imagens, acessamos os mistérios profundos da psique. Essa é uma oportunidade de experimentar, na prática, o poder da arte como canal de transcendência e autoconhecimento.

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Título

O que é GNOSE?

A Associação Gnóstica de Brasília – AGB é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. 

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