Reiki – A Luz Universal
Tudo inicia quando um japonês chamado Mikao Usui (1865-1930), nascido de uma família japonesa e com tradição de Samurais Hatamoto, foi criado na Aldeia de Taniai onde desde tenra infância viveu dentro das práticas marciais como o Aiki–jujútsu, uma prática de luta que busca o equilíbrio entre os lutadores.
Mikao Usui queria muito ajudar as pessoas de uma forma acessível e que não dispusesse da energia vital de quem estava ajudando e assim começa sua busca para sanar sua indagação. Praticante e frequentador do Templo Budista Tendai, começou a estudar as escrituras antigas do Templo com ajuda da sabedoria dos monges. Mesmo com todo estudo Mikao Usui resolve fazer um retiro espiritual e no ano de 1922 subiu o Monte Kurama com uma pequena sacola portando 21 seixos para sua contagem de tempo e um cantil de água. No cume da montanha depois de muito meditar e jejuar, no vigésimo primeiro dia Mikao entra em iluminação e vê diversas bolhas coloridas e dentro delas haviam símbolos distintos. Desceu a montanha e foi diretamente relatar sua experiência ao monge do Templo, onde lhe orientou para que saísse e difundisse esse conhecimento para todos. Nesse momento Mikao entendeu que obteve a resposta para sua inquietude espiritual da forma de ajudar as pessoas, assim redescobrindo o Reiki – Energia Universal.
Viajou por diversos lugares até fundar sua primeira escola em Tóquio – Escola Usui Reiki Ryoho Gakkai. Formou mais de 20 professores ou Mestres Reiki e ensinou mais de 2000 alunos. Um de seus principais alunos foi o Dr Hayashi, que antes de ir servir na segunda guerra mundial ensinou a Sra Takata que levou a sabedoria Reiki para os EUA.
Dentro do Reiki temos diversos símbolos onde cada um deles tem um alcance na nossa constituição septenária. Através do Sansei/professor ou Mestre Reiki nos sãos passados toda simbologia que através dela podemos passar a energia universal desde o corpo físico até o espiritual. Os níveis de sabedoria do Reiki se dividem em quatro.
O nível I – Shoden atua no corpo físico e etérico.
O nível II – Okuden atua no corpo emocional e mental
O nível III – Shinpiden atua no corpo espiritual.
O nível IIIB – Gokukaiden atua na formação de novos Reikianos.
Quando recebemos os símbolos devemos fazer a auto aplicação por 21 dias para nos sintonizar com a energia universal. Após essa fase já podemos fazer aplicações em nossos familiares, amigos, plantinhas e animais. A transmissão do Reiki se dá pela imposição de mãos em pontos específicos ao longo do corpo, onde quem vai definir a quantidade e a temperatura da energia que precisa ser passada é a memória celular do recebedor, então o Terapeuta Reiki nada influencia nessa passagem. Quando tentamos controlar através da mente uma sessão de terapia Reiki, deixamos de canalizar a Energia Universal e acabamos transmitindo nossa própria energia vital.
É importante destacar aqui que os símbolos reiki, são formas de energia fortemente carregadas com intencionalidade que efetuam a sincronização necessária para a cura, cujo poder é multiplicado pela utilização de milhões de pessoas por todo o mundo
O Reiki é simples e muito forte quando fazemos os símbolos com perfeição e nos permitimos, com concentração, canalizar a Energia Universal de Vida, também chamada Energia Reiki.
Josi Corrêa é Terapeuta holística, Mestra Reiki, Massoterapeuta, Instrutora de Gnose e Presidente da Associação Gnóstica de Brasília – AGB