GNOSE: 7 DICAS PARA UM DIA-A-DIA COM SABEDORIA E FELICIDADE CONSCIENTE

GNOSE:  7 DICAS PARA UM DIA-A-DIA COM SABEDORIA E FELICIDADE CONSCIENTE

Muitas pessoas têm curiosidade sobre o que é a gnose, o gnosticismo e os gnósticos.
É realizador ver a riqueza e a antiguidade da Gnose como ferramenta prática para uma vida mais plena e com propósito, e também como o gnosticismo permeou os mistérios de todas as culturas humanas ao longo do tempo, seja em mitos, religiões ou filosofias.
Existem várias possibilidades de abordarmos o assunto: pelas bases históricas do gnosticismo, pela filosofia gnóstica na busca das razões da existência e de um “melhor viver”, pelas riquíssimas ferramentas gnósticas de autoconhecimento, pela chamada fenomenologia paracientífica e até mesmo pelos mistérios que objetivam a realização espiritual do ser humano – a chamada Iniciação.
Mas há uma outra forma de apresentarmos a beleza e a utilidade da Gnose: através das ferramentas práticas gnósticas para o nosso dia a dia neste mundo competitivo e estressante.
Samael Aun Weor, grande pesquisador e escritor gnóstico, ensina várias dessas técnicas em suas obras. Vejamos algumas delas.

SAÚDE INTEGRAL NA VIDA MODERNA: para afastar males da vida moderna como a ansiedade, a depressão e o estresse, nas escolas gnósticas são ensinadas muitas técnicas para administrarmos nossa psicologia. As mais praticadas são a auto-observação consciente, a transformação de impressões psicológicas e a meditação. Há várias outras vantagens de termos uma psique fluida e saudável, desde a melhoria das relações sociais e familiares até a não somatização de doenças.

DICA GNÓSTICA 01: lembre-se de si mesmo durante o dia e constate que você é um ser espiritual num corpo físico, tendo uma mente como instrumento de ponderação. Você não é seu corpo e sua mente. Eleve sua visão. Não se confunda com meras partes suas.

DICA GNÓSTICA 02: exercite a atenção consciente e medite todos os dias, mesmo que por períodos curtos. Transforme a meditação num hábito e depois numa atitude; e incorpore esta atitude como “pão diário de sabedoria reflexiva”. Permita voluntariamente à sua mente e emoção descansarem.

CONSTRUÇÃO INTEGRAL DO CONHECIMENTO: as técnicas gnósticas preconizam o desenvolvimento equilibrado e integrado da Mente, da Emoção e das funções Motoras-instintivas-sexuais, mediante o exercício da lógica científica superior, da intuição filosófica, da sensibilidade artística e da vivência mística direta. Na senda gnóstica são ensinadas várias técnicas para um aprendizado holístico e prático, passando pelas tradições tibetanas, egípcias, chinesas, hindus, mesoamericanas e outras.

DICA GNÓSTICA 03: dedique alguns minutos do dia para exercitar as emoções e a mente abstrata, ouvindo música clássica, admirando obras de arte e contemplando a natureza. Alimente as emoções superiores. Evite uma “dieta diária” apenas de informações de redes sociais e televisão. São nutrientes pobres e polarizados.

DICA GNÓSTICA 04: observe as necessidades, os sinais de suas energias e funções motoras (por exemplo, exercícios), instintivas (fome) e sexuais (libido) e veja como elas interferem inconscientemente em suas atitudes. Encontre formas de digerir e fazer circular essas energias naturais de forma saudável e responsável.

SUSTENTABILIDADE E ECOLOGIA: hoje se fala muito que o ser humano se afastou da natureza – e por isso a explora, agride e exaure. Os princípios gnósticos ensinam que somos células do planeta Terra, que o mundo em que vivemos é muito mais importante que nós e que a Sagrada Terra é o corpo físico de uma grande divindade, que os gregos chamavam de Gaia, os povos andinos de Pacha-Mama e as tradições cabalísticas de Melquisedeque. No gnosticismo aprende-se que é necessário deixar filhos melhores para o mundo, e não apenas um planeta habitável para filhos desequilibrados continuarem a destruir.

DICA GNÓSTICA 05: comece a observar e admirar como a natureza, com suas plantas, animais, geologia, ventos, chuvas – até catástrofes para grupamentos humanos – é um organismo vivo e inteligente, integrado e cooperativo, que sempre busca se equilibrar para evitar prejuízos à vida como um todo. Isso lhe propiciará um sentimento de integração e de amor pela Mãe Natura como viva e espiritual, não apenas para preservá-la objetivando explorá-la no futuro.

FENÔMENOS ESTRANHOS: muitas pessoas são atraídas à espiritualidade pela chamada fenomenologia paracientífica, como a lembrança de vidas passadas, a curiosidade de ver o futuro, as viagens astrais, a clarividência, a vida após a morte, o medo do karma, rituais mágicos para satisfazer desejos pessoais… Com a execução de práticas e exercícios específicos, este acesso ao chamado “mundo invisível” se torna normal e corriqueiro. Um aspirante à gnose não busca capacidades ou poderes como um fim em si, mas como ferramentas que ele recebe para melhor trilhar seu próprio caminho. As instituições gnósticas não mistificam, não fazem propaganda e nem ganham dinheiro com qualquer fenômeno espiritual. Também não criam líderes misticoides e gurus (na realidade, cangurus de bolsa cheia) para manadas seguirem.

DICA GNÓSTICA 06: não aceite inconscientemente explicações místicas e religiosas de uma linha espiritual ou livro religioso único. Observe como o medo, a mistificação, a ambição material, o diabo, o karma, os “espíritos obsessores” são argumentos usados para explorar e até escravizar as pessoas.  Reflita serenamente, pesquise várias fontes, converse com pessoas que realmente vivenciam a sabedoria do mundo invisível e você encontrará explicação equilibrada e tranquila para todos os fenômenos metafísicos. A Gnose tem por princípios a ausência de dogmas, a conquista de valores latentes da alma e a liberdade consciente.

COOPERAÇÃO E COMPAIXÃO: ao estudarmos cosmologia e antropologia gnósticas constatamos que as distintas civilizações e raças humanas têm seus ciclos de grande desenvolvimento, bem como seu declínio e desaparecimento. As breves Eras de Ouro das grandes civilizações coincidem com momentos de consciência social, respeito ao ambiente, equilíbrio entre o material e o espiritual e – o mais importante – fortes bases éticas calcadas na Cooperação e na Compaixão. Não há desenvolvimento humano e social sem auxílio mútuo e solidariedade pelos que sofrem. Enquanto a ambição e o apego nos levam à competição e à destruição, no gnosticismo aprende-se a ética superior para que sejamos cooperativos e compassivos.

DICA GNÓSTICA 07: constate o bem que faz a si mesmo, às pessoas e ao mundo quando você é gentil e cooperativo, transformando, por exemplo, um mau julgamento numa ação de auxílio e empatia. Não julgar o próximo é um grande ato de sabedoria. As agressões são precedidas de maus julgamentos que fazemos do outro. Entre julgar e calar, prefira calar; entre calar e ajudar, prefira ajudar.

As Associações Gnósticas de Brasília e de Fortaleza estudam esses assuntos e ensinam técnicas para aprofundá-los de forma prática em seus cursos, workshops e vivências. Consulte as programações.

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor da Associação Gnóstica.

O Estágio Atual da Humanidade

O Estágio Atual da Humanidade Nesta série de cinco artigos, analisaremos o Futuro da Humanidade, começando com o presente texto (1 – O Estágio Atual da Humanidade), o qual será

Leia mais »

Título

O que é GNOSE?

A Associação Gnóstica de Brasília – AGB é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. 

plugins premium WordPress