Associação Gnóstica de Brasília
Quem Somos
Fundada em 27/10/2006 em Assembleia constituída por 21 pessoas, a Associação Gnóstica de Brasília concretizou na capital do Brasil o ideal do fundador do Movimento Gnóstico Universal, Samael Aun Weor, de levar a sabedoria gnóstica para todas as partes do planeta.
Após décadas de experiência na gestão de instituições gnósticas e na instrução da Gnosis em grandes centros como Curitiba, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Santos, Vitória e Belo Horizonte, abraçamos a missão de levar os tesouros gnósticos ao Planalto Central do Brasil, ao centro de decisões do governo brasileiro, à região onde nascem várias das principais bacias hidrográficas da América do Sul.
Naquele 2005, no alvorecer do 3º milênio, já decorridos mais de 43 anos da Era de Aquário e 28 de Samael Aun Weor ter deixado o corpo físico, concebemos um perfil de instituição que fosse ao mesmo tempo moderna e ágil, sem perder nossas bases históricas e de fidelidade integral à obra de Samael. Também optamos por investir numa instituição que divulgasse a Gnose Presencial, já que naquela época muitas outras iniciativas gnósticas dedicavam-se à expansão pela internet. Fizemos esta opção com a visão de futuro de que é necessário formar instrutores e líderes gnósticos eficazes e éticos, e sempre entendemos que isso somente é viável de forma presencial, onde é possível acompanhar de perto os processos envolvidos na construção de um continuador da obra samaeliana. Outro pilar sobre o qual a AGB foi instituída é o da autossustentabilidade material: além de uma eficiente gestão de receitas e despesas, na AGB nenhum membro, instrutor ou dirigente recebe ou aufere qualquer remuneração ou benesse advinda da Gnose. Todos são voluntários e têm suas fontes de renda em atividade profissional e externa. Na sequência, detalharemos mais esses pontos. Este é o Triamazikamno (Lei Geradora do Três) da AGB: Fidelidade a Samael, Gnose Presencial e Autossustentabilidade Material.Sempre seguindo princípios cósmicos e universais, inspirados na máxima hermética de fazer “embaixo como é em cima”, a AGB foi erigida observando diretrizes de atuação que podem ser sintetizadas nos seguintes pontos:
1) FIDELIDADE aos ensinamentos de Samael Aun Weor. Na AGB não se debate se tal ou qual pessoa também atingiu o Mestrado pela Gnose. Para nós esta discussão não é necessária… é uma perda de tempo. Entendemos que os riquíssimos ensinamentos do mestre Samael são mais que suficientes para trilharmos o sagrado caminho gnóstico. Se já é trabalhosa e difícil a aplicação fiel dos ensinamentos de Samael que podem nos levar à autorrealização, temos por experiência que buscar outros mestres é desnecessário. Já ensina o livro sagrado dos cristãos: Sê fiel até o fim que te darei a Coroa da Vida.
2) GNOSE PRESENCIAL, por meio de atividades que atraiam, mantenham e desenvolvam os buscadores com atividades práticas. Cada vez mais o mundo envereda pelos relacionamentos virtuais e à distância – com os inerentes riscos e desvios. Na AGB optamos pelo olho-no-olho, pelo verbo vivo no ouvido, pela vibração das práticas gnósticas em grupo, pelo contato humano. Como diz Samael: O mundo moderno cada vez mais tende a nos mergulhar em maia – o mundo da ilusão. Parafraseando-o, podemos afirmar que a internet e as redes sociais – mal utilizadas como são atualmente – somente alienam e adormecem cada vez mais as consciências das pessoas. Nosso foco está no presencial, mas com oferta de alguns cursos e workshops também de forma remota (online).
3) GESTÃO ESTRATÉGICA, com a utilização das mais modernas ferramentas de gestão – aquelas utilizadas nas grandes e exitosas empresas – que resultam em agilidade, baixos custos, altos resultados e colaboradores motivados e saudáveis. O foco da AGB é na transmissão fiel da Gnose aos Buscadores. Não buscamos o lucro, o enaltecimento de líderes e a perpetuação da instituição. Como admoestou Samael: precisamos aprender administração com os capitalistas.
4) PROGRAMAÇÃO 100% REALIZADA: nesses anos de trabalho todas as atividades programadas na AGB foram realizadas. Nenhum curso, workshop, vivência ou festa foi cancelado. Nada é feito por impulso ou sem planejamento. Os temas públicos para o ano seguinte são sugeridos por todos e votados, saindo então a programação que é divulgada no final do ano anterior. Ou seja, quando se inicia um novo ano, todos já sabem com exatidão os detalhes planejados a serem executados naquele exercício. Isso facilita o planejamento de instrutores, o material didático, a divulgação, os aspectos financeiros e todos os recursos necessários à realização da atividade, além de evitar intermináveis e cansativas reuniões administrativas para “apagar incêndios”. Isso está perfeitamente alinhado com o antigo mandamento templário: Missão dada é Missão cumprida.
5) AÇÃO IMEDIATA: na AGB as ações são rápidas e ágeis, fluidas e simples, não há procrastinações e nem titubeios. Mas isso não significa fazer as coisas de forma impensada e atabalhoada. Seguimos os princípios utilizados nos grandes projetos da NASA e da Agência Espacial Europeia: 30% do tempo para planejamento e preparação e 70% do tempo para execução. Novamente Samael nos inspira, com as máximas de “ação imediata” e de “não ser infectado pelo vírus do “amanhã eu faço´”.
6) AUTOSSUFICIÊNCIA MATERIAL: na AGB não há pedidos públicos ou privados de colaboração financeira e nem há mecenas (patrocinadores) milionários, sejam privados ou estatais. Nossos custos são todos racionalizados, ninguém é remunerado, em nossos cursos e workshops é solicitada pequena contribuição para arcar com as despesas da sede. Toda a contabilidade é pública, bem como nossa declaração de imposto de renda, alvarás e documentos de gestão (atas de assembleias, etc.).
7) DESPERSONALIZAÇÃO E NÃO SECTARISMO: vivendo o ensinamento gnóstico de não se cultuar personalidades, na AGB não há personalismos e nem superinstrutores. Não se criam mitos. Todos apenas trabalham para divulgar a obra gnóstica de Samael Aun Weor. As personalidades passam, a Obra fica. Na Associação Gnóstica de Brasília também não há hipérboles do tipo “somos os únicos continuadores da obra de Samael”, “somos os melhores”, “temos o melhor material”, “atingimos mais pessoas” etc.. Aprendemos que no caminho gnóstico não se deve alimentar tendências ególatras e sectárias, seja dentro das fileiras gnósticas ou com qualquer outra linha espiritualista.
8) DESENVOLVER CONTINUADORES: moderna gestão empresarial, excelência na formação de instrutores e líderes, ritmo forte e constante de atividades, serviço desinteressado pela humanidade e dar o exemplo. Esta é a fórmula da AGB para formar secretários, instrutores, diretores e líderes.
9) AÇÕES PARA VÁRIOS PÚBLICOS E INSERÇÃO NA COMUNIDADE: na AGB primamos por uma programação que equilibre atividades externas (cursos, workshops, vivências públicas e festas), com formação nos ensinamentos gnósticos (Primeira Câmara), com o aprimoramento da sabedoria gnóstica (Segunda Câmara). Isso tudo sem esquecer da sagrada divisão diária do tempo para os antigos taoistas: ¼ para descanso, ¼ para trabalho, ¼ para família, estudo e lazer e ¼ para a obra de Deus. Também nos inserimos no contexto e na idiossincrasia da comunidade em que vivemos, escolhendo temas gnósticos atraentes, programando atividades que satisfaçam as necessidades (não os desejos) das pessoas, nelas despertando a sede pelo divino e auxiliando comunidades carentes de várias maneiras através do VOLUNTARIADO SERVIR.
E como ensina o VM Samael: a quem tem trabalho se dá mais trabalho.
Viva a Obra Gnóstica!
Que se multiplique o ensinamento de Samael Aun Weor!
“Queremos uma só coisa: amar profundamente a humanidade”.
Sérgio Geraldo Linke e Heloisa Pereira Menezes
Como é o Curso?
O Curso Extensivo de Gnose é composto de 27 aulas teóricas e práticas, com duração de 2 horas por dia, um dia por semana, nas terças, quartas ou sábados, conforme a programação.