61 98103-5127
gnosebrasilia@gmail.com

AULA 16 – O ESTUDO DA CONSCIÊNCIA

 “Quando o Ego for derrotado e aniquilado, a Consciência resplandecerá e obterá a sabedoria profunda e a máxima felicidade. A Salvação, diriam as religiões cristãs; a Liberação, para os orientais.” V.M. Samael Aun Weor.

Em sua etimologia temos: Do latim “cum se scire actionem”, ou seja, quando se sabe a ação.

As pessoas confundem Consciência com inteligência ou intelecto. Mas não suspeitam que uma pessoa muito inteligente ou letrada possa ser uma pessoa completamente equivocada espiritualmente. A Consciência não provém das capacidades mentais humanas, mas sim de um aprendizado interior, além do puramente intelectual ou emocional.

É a consciência que nos permite conhecermos a nós mesmos. A Consciência nos dá o conhecimento do integro do que “é”, de onde “se está”, do que realmente se “sabe” e certamente do que se ignora.

Entretanto, vivemos com a Consciência adormecida, realizamos os afazeres de nosso dia a dia de forma mecânica, subjetiva. É necessário que despertemos a Consciência para entendermos nossos processos pessoais, nossos karmas e darmas, nossa família, nossa vocação e dificuldades, nosso temperamento e assim por diante.

O Ego é o principal inimigo da Consciência, pois, somente com a aniquilação do Ego se libera a Consciência. Assim, na aula do curso de gnose sobre Consciência, é ensinado o procedimento completo da meditação para eliminação do Ego, conforme a didática do V.M. Samael Aun Weor e a disciplina psicológica da Gnose.

Do conhecimento adquirido, do contato direto com a Verdade, se faz a Consciência. A Verdade é radical, atemporal, é o desconhecido de momento em momento, é uma questão de experiência direta. Já a mente é contraditória, temporal, rotuladora.

Por trás de nossa educação, vida social e profissional, dos títulos e do dinheiro que se tem, há o Nível de Ser. O que realmente importa é a maneira de ser de cada pessoa. O Nível de Ser traduz a forma como as pessoas buscam a verdade, como elas manifestam sua consciência, qual o grau iniciático.

Por outro lado, o Nível de Consciência se refere em como está o Ser, como ele se manifesta.  Existem basicamente 4 tipos humanos resumidos em Eikasia, Pistis, Dianóia e Nous (autognose).

Finalmente, citemos, também, os 4 estados de Consciência, que são Sonho, Vigília, Autoconsciência e Consciência Desperta.