61 98103-5127
gnosebrasilia@gmail.com

AULA 14 – OS 7 CENTROS BIOPSICOFISIOLÓGICOS

O conhecimento dos 7 centros biopsicofisiológicos do microcosmo humano é de grande importância e auxílio àqueles que buscam desenvolver um trabalho psicológico interno. O equilíbrio dos centros nos condiciona em conservarmos nossas energias criadoras, sem as quais não se desperta a consciência.

Trata-se de um tema para toda a vida, o qual só pode ser perfeitamente compreendido através da vida prática com dedicação e paciência.

Ao contrário do que em maioria se acredita, não possuímos um Ego ou Eu permanente e imutável. Dentro de cada pessoa vivem muitas pessoas.

Cada sensação que recebemos do meio externo nos gera emoções e pensamentos provocados por pequenos “Eus” de forma independente ou associada, mas totalmente desordenados.

De acordo com a Composição Setenária do homem, somos formados de 4 corpos inferiores denominados corpos lunares que são: corpo físico, corpo etérico, corpo astral e corpo mental. Esses corpos possuem biologia, fisiologia e psicologia próprias de cada pessoa. Através deles manifestam-se nossa personalidade, nossas virtudes e nossos defeitos que, por sua vez, aprisionam nossa essência. Esses elementos formam um sistema denominado como máquina humana.

A máquina humana se movimenta (como cilindros de uma máquina) através de 5 centros inferiores de atuação: Intelectual inferior, Emocional inferior, Motor, Instintivo e Sexual.

Por outro lado, todo aquele que desejar intimamente se libertar desse aprisionamento pode iniciar esse caminho através da observação de seus próprios processos internos.

Por outro lado, também possuímos 2 centros superiores: Intelectual Superior e Emocional Superior. O Ego não consegue atingir os 2 centros superiores. Assim, quem desejar eliminar o ego, necessita conhecer a fundo os 5 centros inferiores e abastecer-se com as inteligências e as emoções dos centros superiores, como recomendou o V.M. Samael Aun Weor.

Entender e passar a controlar a própria máquina e refiná-la, organizar suas energias e funções, desenvolver a honestidade de propósito e consagrá-la ao trabalho sobre si faz parte do mecanismo e das ferramentas ensinadas nessa aula do curso de Gnose.