61 99643-3389
gnosebrasilia@gmail.com

Artigo do Blog

Leia o artigo a seguir
24 jan 2017

2017 – Faça Você Mesmo seu Futuro ou a Roda de Samsara o Fará por Você

/
Postado por
/
Comentários0

2017 – FAÇA VOCÊ MESMO SEU FUTURO OU A RODA DE SAMSARA O FARÁ POR VOCÊ

Final de ano tem ar de coisa nova, roupa branca, sensação de pés molhados na areia pelas ondas do mar, som de fogos e espumante estourando, cores e luzes vibrantes no céu estrelado, promessas, agradecimentos e pedidos à Divindade para que se alcance um novo ano com sucesso, vitória, saúde, prosperidade. Vem aquele pensamento ou esperança de que tudo será diferente.

Embora esse movimento ocorra todos os anos, em diferentes culturas, famílias e cidades, o que se sucede no ano seguinte é que tudo continua bem parecido! Sobretudo nossa forma de enfrentar o dia a dia, nossos desafios, nossas postergações e preocupações… são quase os mesmos.

Cabalisticamente o ano de 2017 se sintetiza no 10 (2+0+1+7 = 10), remetendo-nos ao Arcano 10 do Tarot Egípcio, a Roda da Fortuna ou Roda de Samsara, que representa a Lei do Eterno Retorno. Nas palavras do cabalista moderno Samael Aun Weor: “Retornam os mundos, os céus, as estrelas, as quatro estações ao seu ponto de vida original. Através das 108 vidas de cada ser humano, de acordo com as 108 contas do colar de Buda, retorna o Ego”. E nesse repetitivo e mecânico retorno está também intimamente ligada a Lei da Recorrência, que se expressa na seguinte sentença do mesmo sábio: “Tudo volta a suceder tal como sucedeu, acrescido das consequências boas ou más; os mesmos dramas se repetem e a isto se chama carma.”

A libertação desta trágica roda conquista-se com a dissolução e a eliminação desse Ego retornante, causa da dor e do adormecimento da Consciência. Essa odisseia não se faz sozinho, pois se formos guiados unicamente por nossas motivações comuns, ao invés de vencermos a roda, somos atropelados e levados por ela e, assim, nada mudará. Necessitamos de um poder Divino, superior, do Eterno Feminino de Deus: Stella Maris, Isis, Mariah, Cibele, entre tantas outras representações, está no interior de cada filho pronta para auxiliá-lo e guiá-lo nas águas da vida para que ele alcance a vitória.

O monumento da Niké de Samotrácia, que consiste em um anjo com corpo feminino sobre uma base de proa, reflete justamente isso. Curiosamente a cabeça não foi encontrada entre os fragmentos utilizados na restauração, deixando a estátua ainda mais enigmática e suas mãos estariam fazendo um gesto de salvação. A decapitação representa o fim de uma mente lunar (fria e escura) com o nascimento de uma mente solar (iluminada e emanente). As forças solares, que são as próprias forças crísticas que comemoramos no Natal, se afastam da Lei do Retorno e da Lei da Recorrência, por isso que só o Cristo é quem Ressuscita. Grandes Almas Despertas realmente Reencarnam (escolhem para onde e como querem regressar ao corpo físico). Aos simples mortais (adormecidos em consciência), cabe apenas a recorrência, o Retorno.

Assim, se quisermos fazer um ano diferente, alcemos esse voo da Vitória de Samotrácia. Para isso, a Gnose possui excelência com ferramentas psicológicas, alquímicas, cabalísticas e mágicas. Com este intuito, a Associação Gnóstica de Brasília ministra há 11 anos ao público em geral, cursos, práticas, workshops e atividades na natureza. Em sua programação para 2017 estão previstos, além do tradicional Curso de Gnose e da permanente meditação nas sextas-feiras, workshops com os seguintes temas: Ufognose, Magia Asteca, Constelação Familiar e Música Sideral, Arquitetura Sagrada e Geometria Divina, Mantras e Palavras de Poder e Curso de Tradições Egípcias. Acesse nosso site e venha conferir! Utilize a Gnose para fazer um 2017 mais consciente e produtivo !!!

Alessandra Espineli Sant’Anna é engenheira e instrutora da AGB