61 98103-5127
gnosebrasilia@gmail.com

Associação Gnóstica de Brasília

Escola para o SER

Quem Somos

Fundada em 27/10/2006 em Assembleia constituída por 21 pessoas, a Associação Gnóstica de Brasília concretizou na capital do Brasil o ideal do fundador do Movimento Gnóstico Universal, Samael Aun Weor, de levar a sabedoria gnóstica para todas as partes do planeta.

Após décadas de experiência na gestão de instituições gnósticas e na instrução da Gnosis em grandes centros como Curitiba, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Santos, Vitória e Belo Horizonte, abraçamos a missão de levar os tesouros gnósticos ao Planalto Central do Brasil, ao centro de decisões do governo brasileiro, à região onde nascem várias das principais bacias hidrográficas da América do Sul.

Naquele 2005, no alvorecer do 3º milênio, já decorridos mais de 43 anos da Era de Aquário e 28 de Samael Aun Weor ter deixado o corpo físico, concebemos um perfil de instituição que fosse ao mesmo tempo moderna e ágil, sem perder nossas bases históricas e de fidelidade integral à obra de Samael. Também optamos por investir numa instituição que divulgasse a Gnose Presencial, já que naquela época muitas outras iniciativas gnósticas dedicavam-se à expansão pela internet. Fizemos esta opção com a visão de futuro de que é necessário formar instrutores e líderes gnósticos eficazes e éticos, e sempre entendemos que isso somente é viável de forma presencial, onde é possível acompanhar de perto os processos envolvidos na construção de um continuador da obra samaeliana. Outro pilar sobre o qual a AGB foi instituída é o da autossustentabilidade material: além de uma eficiente gestão de receitas e despesas, na AGB nenhum membro, instrutor ou dirigente recebe ou aufere qualquer remuneração ou benesse advinda da Gnose. Todos são voluntários e têm suas fontes de renda em atividade profissional e externa. Na sequência, detalharemos mais esses pontos. Este é o Triamazikamno (Lei Geradora do Três) da AGB: Fidelidade a Samael, Gnose Presencial e Autossustentabilidade Material.Sempre seguindo princípios cósmicos e universais, inspirados na máxima hermética de fazer “embaixo como é em cima”, a AGB foi erigida observando diretrizes de atuação que podem ser sintetizadas nos seguintes pontos:

1)      FIDELIDADE aos ensinamentos de Samael Aun Weor. Na AGB não se debate se tal ou qual pessoa também atingiu o Mestrado pela Gnose. Para nós esta discussão não é necessária… é uma perda de tempo. Entendemos que os riquíssimos ensinamentos do mestre Samael são mais que suficientes para trilharmos o sagrado caminho gnóstico. Se já é trabalhosa e difícil a aplicação fiel dos ensinamentos de Samael que podem nos levar à autorrealização, temos por experiência que buscar outros mestres é desnecessário. Já ensina o livro sagrado dos cristãos: Sê fiel até o fim que te darei a Coroa da Vida.

2)      GNOSE PRESENCIAL, por meio de atividades que atraiam, mantenham e desenvolvam os buscadores com atividades práticas. Cada vez mais o mundo envereda pelos relacionamentos virtuais e à distância – com os inerentes riscos e desvios. Na AGB optamos pelo olho-no-olho, pelo verbo vivo no ouvido, pela vibração das práticas gnósticas em grupo, pelo contato humano. Como diz Samael: O mundo moderno cada vez mais tende a nos mergulhar em maia – o mundo da ilusão. Parafraseando-o, podemos afirmar que a internet e as redes sociais – mal utilizadas como são atualmente – somente alienam e adormecem cada vez mais as consciências das pessoas.

3)      GESTÃO ESTRATÉGICA, com a utilização das mais modernas ferramentas de gestão – aquelas utilizadas nas grandes e exitosas empresas – que resultam em  agilidade, baixos custos, altos resultados e colaboradores motivados e saudáveis. O foco da AGB é na transmissão fiel da Gnose aos Buscadores. Não buscamos o lucro, o enaltecimento de líderes e a perpetuação da instituição. Como admoestou Samael: precisamos aprender administração com os capitalistas.

4)      PROGRAMAÇÃO 100% REALIZADA: nesses 10 anos de trabalho todas as atividades programadas na AGB foram realizadas. Nenhum curso, workshop, vivência ou festa foi cancelado. Nada é feito por impulso ou sem planejamento. Os temas públicos para o ano seguinte são sugeridos por todos e votados, saindo então a programação que é divulgada no final do ano anterior. Ou seja, quando se inicia um novo ano, todos já sabem com exatidão os detalhes planejados a serem executados naquele exercício. Isso facilita o planejamento de instrutores, o material didático, a divulgação, os aspectos financeiros e todos os recursos necessários à realização da atividade, além de evitar intermináveis e cansativas reuniões administrativas para “apagar incêndios”. Isso está perfeitamente alinhado com o antigo mandamento templário: Missão dada é Missão cumprida.

5)      AÇÃO IMEDIATA: na AGB as ações são rápidas e ágeis, fluidas e simples, não há procrastinações e nem titubeios. Mas isso não significa fazer as coisas de forma impensada e atabalhoada. Seguimos os princípios utilizados nos grandes projetos da NASA e da Agência Espacial Europeia: 30% do tempo para planejamento e preparação e 70% do tempo para execução.  Novamente Samael nos inspira, com as máximas de “ação imediata” e de “não ser infectado pelo vírus do “amanhã eu faço´”.

6)      AUTOSSUFICIÊNCIA MATERIAL: na AGB não há pedidos públicos ou privados de colaboração financeira e nem há mecenas (patrocinadores) milionários, sejam privados ou estatais. Nossos custos são todos racionalizados, ninguém é remunerado, em nossos cursos e workshops é solicitada pequena contribuição para arcar com as despesas da sede. Toda a contabilidade é pública, bem como nossa declaração de imposto de renda, alvarás e documentos de gestão (atas de assembleias, etc.).

7)      DESPERSONALIZAÇÃO E NÃO SECTARISMO: vivendo o ensinamento gnóstico de não se cultuar personalidades, na AGB não há personalismos e nem superinstrutores. Não se criam mitos. Todos apenas trabalham para divulgar a obra gnóstica de Samael Aun Weor. As personalidades passam, a Obra fica. Na Associação Gnóstica de Brasília também não há hipérboles do tipo “somos os únicos continuadores da obra de Samael”, “somos os melhores”, “temos o melhor material”, “atingimos mais pessoas” etc.. Aprendemos que no caminho gnóstico não se deve alimentar tendências ególatras e sectárias, seja dentro das fileiras gnósticas ou com qualquer outra linha espiritualista.

8)      DESENVOLVER CONTINUADORES: moderna gestão empresarial, excelência na formação de instrutores e líderes, ritmo forte e constante de atividades, serviço desinteressado pela humanidade e dar o exemplo. Esta é a fórmula da AGB para formar secretários, instrutores, diretores e líderes.

9)      AÇÕES PARA VÁRIOS PÚBLICOS E INSERÇÃO NA COMUNIDADE: na AGB primamos por uma programação que equilibre atividades externas (cursos, workshops, vivências públicas e festas), com formação nos ensinamentos gnósticos (Primeira Câmara), com o aprimoramento da sabedoria gnóstica (Segunda Câmara). Isso tudo sem esquecer da sagrada divisão diária do tempo para os antigos taoistas: ¼ para descanso, ¼ para trabalho, ¼ para família, estudo e lazer e ¼ para a obra de Deus. Também nos inserimos no contexto e na idiossincrasia da comunidade em que vivemos, escolhendo temas gnósticos atraentes, programando atividades que satisfaçam as necessidades (não os desejos) das pessoas, nelas despertando a sede pelo divino e auxiliando comunidades carentes de várias maneiras através do VOLUNTARIADO SERVIR.

Neste final de 2016, quando a AGB comemora seu 10º ano de atividades ininterruptas, colhemos com muita alegria os frutos desse trabalho: contabilidade e contas impecáveis, grupo coeso e harmonioso,  mais de 1.000 atividades e eventos realizados, ações constantes de voluntariado junto a instituições carentes (reforço escolar, doações de alimentos e roupas, festas), mais de 20.000 pessoas frequentaram presencialmente nossas atividades, centenas de artigos publicados e lidos por dezenas de milhares de pessoas, 13 instrutores gnósticos formados e ativos, 7 líderes gnósticos em plena atuação. Além disso, não nos isolamos: a AGB foi e continua sendo organizadora ou convidada para dezenas de eventos gnósticos e não gnósticos, nacionais e internacionais.

E como ensina o VM Samael: a quem tem trabalho se dá mais trabalho.

Com felicidade de alma e sentido de dever cumprido em Brasília, fomos incumbidos de nova missão, agora no Ceará, onde será fundada em 2017 a ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE FORTALEZA, instituição irmã – e completamente independente – da nossa sempre querida e cada vez mais frutífera ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE BRASÍLIA.

Viva a Obra Gnóstica!

Que se multiplique o ensinamento de Samael Aun Weor!

“Queremos uma só coisa: amar profundamente a humanidade”.

Sérgio Geraldo Linke e Heloisa Pereira Menezes

27 de outubro de 2016.

Leia Mais

Curso de Gnose

O Curso Extensivo de Gnose é composto de 27 aulas teóricas e práticas, com duração de 2 horas por dia, um dia por semana, nas terças, quartas ou sábados, conforme a programação.

Conheça as Aulas

Morte Mística

a AGB e a doutrina gnóstica trabalham com a compreensão, dissolução e morte dos agregado psicológicos chamados de “egos” que são os que motivam toda nossa dor e sofrimento que entorpecem nosso consciência, não permitindo que as virtudes de nossa alma se manifestem.

Nascer Alquimicamente

Esse é o segundo nascimento realizado através do tantrismo branco onde homem e mulher trabalham suas energias criadoras para se preparar para o advento do Cristo Íntimo, criando seus corpos sutis solares.

Serviço pela humanidade

há milhares de formas de servir, esta é a ação a qual ajudamos a todos os seres indistintamente. Sendo uma dessas forma a de divulgar a sabedoria gnóstica para a evolução integral do Ser Humano.

+1000
Atividades
+20000
Pessoas atingidas

Venha Fazer Parte Desse Grupo

Todas essas atividades da associação tem uma única finalidade: a evolução integral do Ser Humano, seja social, material, psicológica, intelectual, emocional e espiritual; para que assim possamos viver mais felizes de forma plena e equilibrada.