61 98103-5127
gnosebrasilia@gmail.com

AULA 13 – O ESTUDO DO EGO

Dentro de cada indivíduo existem milhares de sujeitos que brigam entre si pela supremacia, sem ordem nem concordância. Embora acreditemos que tenhamos uma única vontade, na realidade possuímos tantas vontades quantos sujeitos existirem dentro de nós. A somatória desse conjunto formado por vários agregados (porque eles foram sendo construídos e agregados ao nosso Real Ser, devido à nossa inconsciência) constitui aquilo que em Gnose denominamos de Ego.

O Ego é a causa do sofrimento do Ser Humano, por isso deve ser reconhecido e aniquilado. Para isso, necessita-se estudá-lo, investigá-lo, desde sua origem, passando por suas manifestações e robustecimentos e, finalmente, planejando e realizando seu fim. Este é o trabalho realizado por quem deseja a verdadeira auto-realização.

A Gnose Aquariana de Samael Aun Weor possui ferramentas decisivas para auxiliar o ser humano em formação. É pensando assim que repetimos tantas frases desse Mestre de forma a manter um pouco da íntegra de seus ensinamentos.

O Ego possui 7 generais que comandam seus exércitos e que são comumente conhecidos como os 7 pecados capitais. Seria interminável se traduzir e citar todos os tipos de eus psicológicos dessas legiões que chegam a somar mais de 10.000. A estratégia é ir matando primeiro os soldados, de menos força, para depois lutar diretamente contra os generais ou eus-causas.

O Homem original, desde o Adam-Solus na 1ª raça, até parte do período da 3ª raça, o Lemuriano já com a separação dos sexos, não possuía Ego. No próprio Gênesis diz-se que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus pelos Elohim. Por isso, em termos gnósticos, também se explica em nossas aulas como o Ego se originou, nos remetendo a algumas explicações no contexto da Antropologia Gnóstica.