61 99643-3389
gnosebrasilia@gmail.com

Artigo do Blog

Leia o artigo a seguir
31 mar 2020

A Gnose como Caminho para a Felicidade e o Autoconhecimento

/
Postado por
/
Comentários0

A GNOSE COMO CAMINHO PARA A FELICIDADE E O AUTOCONHECIMENTO

 

Quando a necessidade da busca pelo Divino nos envolve, queremos de alguma forma uma visão mais ampla do Todo; tentando encontrar respostas para nossos questionamentos, buscamos um caminho que possa nos levar ao equilíbrio e a conexão com o Pai. Queremos ser felizes.

Diante das nossas inquietudes e, ainda perdidos, sem saber qual caminho a seguir ou onde buscar o conhecimento necessário e a segurança para a caminhada interna, muitos de nós passamos por várias religiões ou linhas exotéricas tentando nos encontrar; assim, questionamos nossos relacionamentos, a saúde física, emocional e espiritual. Cegos e ignorantes, vivemos amargurados e imersos em autopiedade e rancor.

A Gnose é um caminho de sabedoria e fonte para saciar a sede pelo Divino. Saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos tem sido sempre uma aspiração fundamental do ser humano e a Gnose responde a estas necessidades primordiais.

Samael Aun Weor, Mestre gnóstico do século vinte nos ensina que a Gnose é um ensinamento cósmico e transcendental que nos torna capaz de viver de forma consciente e inteligente.

“A Gnose é um ensinamento cósmico que aspira restituir dentro de cada um de nós a capacidade de viver consciente e inteligentemente. ” Samael Aun Weor

 Quem de nós ainda não se deparou com as decepções ou frustrações ao perceber que pessoas que admirávamos, confiávamos e que pareciam integras se apresentaram com ações ou atitudes contraditórias? Ou quando decepcionamos pessoas que nos amam e até as que amamos?

Ingratidões, julgamentos, condenações, desconfianças e amarguras são sentimentos que nos invadem diariamente. Todos passamos ou vamos passar por isso, porém, o que diferenciam as pessoas que buscam o autoconhecimento é a forma como encaram esses sentimentos e atitudes perante a vida, e que é um dos propósitos e requisitos para a autotransformação de si.

Todos queremos o equilíbrio e a felicidade, porém, quando estamos dominados pela tristeza, ansiedade, ódio, paixão, podemos achar difícil praticar o método de simples observação e reconhecimento.

O Mestre Jesus já dizia para seus discípulos:

vigiai e orai porque todos enfrentamos uma luta entre a carne e o espírito”, No entanto, eles adormeceram outras duas vezes! (Mateus 26:40-41).

“Nosso espírito quer as coisas de Deus e se alegra com a justiça e o bem. Mas a carne ainda sofre tentações e se inclina para o mal”. (Gálatas 5:16-17)

A carne significa nossa natureza humana, que ainda é influenciada pelos defeitos psicológicos e suas consequências.

Samael Aun Weor deixou em suas obras diversas técnicas e práticas psicológicas com as quais podemos comprovar a dura realidade do estado de adormecimento em que vivemos.

O mestre da gnose contemporânea nos ensina também como podemos realizar uma verdadeira autotransformação psicológica, emocional, mental, energética e espiritual, através de técnicas como: a auto-observação e atenção plena, a transformação de impressões, a meditação para digestão psicológica do dia e autoconhecimento, pranayamas para autogestão das energias internas, o auxílio devocional consciente das Divindades Internas etc.

A Gnose nos ensina que a mudança de nossas realidades está em nossas próprias mãos. Através dos estudos gnósticos, obtemos as ferramentas para alcançar a liberdade e a felicidade, mas é preciso esforço constante e vontade consciente. Este é o caminho de Revolução Íntima ensinado nas obras de Samael Aun Weor.

Na Gnose através de seus desdobramentos como Ciência, Filosofia, Arte e Mística encontramos a síntese do conhecimento humano.

 

Eulina Dias da Silva Lopes – Pedagoga e Instrutora da AGB